quinta-feira, 5 de maio de 2011

Teoria do Conhecimento X Ciência da Informação

Do ponto de vista filosófico, Rafael Capurro foi quem mais apresentou trabalhos sobre esse tema. E na tentativa de definir os limites da Ciência da Informação, ele questiona "Para que serve a informação?" e não somente "O que é a informação?".

O fato é que é impossível falar em informação sem contemplar o termo conhecimento. Para grande parte dos autores da Ciência da Informação, a informação se inter-relaciona com termos tais como comunicação, mensagem, conhecimento. Isso quer dizer que, cada indivíduo recebe e interpreta informação da sua própria maneira, dando-lhe significado pessoal.



Por fim, em meio a tanta informação, cada pessoa pode codificá-la a sua maneira. E se engana quem pensa que mesmo com milhões de informações disponíveis, há aumento do conhecimento. Porque se de um lado passamos a possuir máquinas mais inteligentes, do outro, o trabalhador vem se tornando cada vez menos conhecedor do processo como um todo. Se de um lado o acervo literário aumenta a cada dia, do outro, o conteúdo e significação de um livro é diferente para cada leitor; além de haver a impossibilidade de acesso a todo o acervo. Portanto, nosso conhecimento é, em cada instante, a parte de um complexo dos conhecimento idealmente existente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário